Desligar ou Não sua Impressora Plotter

É melhor deixar minha impressora Plotter ligada ou desligá-la quando não a estiver usando? Aqui estão algumas coisas que você deve levar em consideração ao determinar o que é melhor para sua impressora Plotter:

Um Plotter é uma impressora jato de tinta de grande formato. Pode até ser grande, mas é, essencialmente, uma impressora a jato de tinta.

Cartucho e Cabeçote Juntos ou Separados

Todas as impressoras jato de tinta possuem cabeças de impressão. Em algumas impressoras a Jato de Tinta o Cartucho e a Cabeça de Impressão são integrados. Uma peça só. Mas na maioria das Impressoras a Jato de Tinta de Grande Formato, ou Plotter, o Cartucho é separado da Cabeça de impressão.

Cartucho e Cabeçote de Impressão (printhead) integrados em uma só peça
Cartucho e Cabeçote de Impressão (printhead) integrados em uma só peça

Essas cabeças de impressão são normalmente o primeiro suprimento em uma impressora jato de tinta que precisa ser substituído, portanto, você deseja preservar sua vida útil o maior tempo possível.

Ao manter a impressora a Jato de Tinta, de qualquer marcar e de pequenos ou grandes formatos (Plotter), ligada o tempo todo manterá as cabeças de impressão e o sistema de tintas mais limpos, pois regularmente a impressora fará Ciclos de Manutenção.

Cartucho de Tinta separado Cabeçote de Impressão (printhead). Sistema mais utilizado nas Impressoras de Grande Formato Plotters
Cartucho de Tinta separado Cabeçote de Impressão (printhead). Sistema mais utilizado nas Impressoras de Grande Formato Plotters

Durante os ciclos de manutenção, uma impressora Jato de tinta de qualquer marca consome tinta. Usar tinta para limpar e lubrificar os cabeçotes de impressão e os “ink tubes” é importante para manter sua impressora e garantir que ela dure mais.

Ao manter sua impressora a Jato de Tinta ou Plotter ligada ou em “sleep mode”, a frequência de cada ciclo de manutenção depende do fabricante. Mas desligar e ligar a impressora OBRIGATORIAMENTE aciona um ciclo de manutenção, independentemente do fabricante. Por este motivo, para minimizar o consumo de tinta, é recomendável manter a impressora ligada. Isso reduzirá o número de ciclos de manutenção e manterá o uso de tinta no mínimo.

Fluxo da Tinta dentro de uma Impressora de Grande Formato – Plotter

O Fluxo de Tinta em uma Impressora de Grande Formato: Cartuchos de Tinta -> Ink Tubes -> Cabeçote de Impressão
O Fluxo de Tinta em uma Impressora de Grande Formato: Cartuchos de Tinta -> Ink Tubes -> Cabeçote de Impressão

Lembre-se de que a sua plotter, assim como todas as impressoras a jato de tinta, contêm muita tinta. Muita tinta Mesmo! Não apenas nos Cartuchos de tinta. Todo o sistema é preparado (untado, lubrificado) com tinta. Portanto existe tinta nos cartuchos, na tubulação (ink tubes) e no(s) cabeçote(s) de impressão.

A falta de movimento ou agitação da tinta pode fazer com que os pequenos bicos do cabeçote de impressão (nozzles) sequem e bloqueiem o fluxo de tinta. Assim como os canos de água em uma noite gelada de inverno, ficar parado, em estado estático, é o pior para sua máquina.

O mesmo princípio se aplica a sua plotter a jato de tinta. Se a tinta não tiver a chance de se mover e fluir pelo sistema, há uma chance de que ela comece a endurecer e possivelmente a secar.

Um Cabeçote de Impressão de Plotter que imprime Seis Cores, entupido pela falta de uso
Um Cabeçote de Impressão de Plotter que imprime Seis Cores, entupido (clogged) pela falta de uso

A limpeza e manutenção regulares da sua impressora jato de tinta são essenciais para garantir que ela continue imprimindo documentos de alta qualidade por muito tempo. A diferença entre deixar a impressora ou plotter ligada ou desligá-la é geralmente insignificante em termos de consumo de energia. No entanto, para cabeças de impressão mais saudáveis, para as mangueiras de tinta (ink-tubes) e para um consumo de tinta mais eficiente, é melhor deixar a impressora ligada.

No “sleep mode” ou modo de suspensão, a impressora plotter a Jato de Tinta realiza serviços de manutenção nos cabeçotes de impressão periodicamente. Isto evita longos tempos de preparação após longos períodos de inatividade. Portanto, é altamente recomendável deixar a impressora ligada ou em modo de espera para evitar desperdício de tinta e tempo.

Os Ink Tubes são os Tubos que levam a tinta dos Cartuchos de Tinta até os Cabeçotes de Impressão. Podem chegar a 1 metro de comprimento em um Plotter formato A0
Os Ink Tubes são os Tubos que levam a tinta dos Cartuchos de Tinta até os Cabeçotes de Impressão. Podem chegar a 1 metro de comprimento em um Plotter formato A0

Portanto, a melhor estratégia é manter a sua plotter ligada para que ela se monitore e, ocasionalmente, faça “correr” uma pequena quantidade de tinta pelos tudos (ink tubes) e pela cabeça de impressão para manter os bicos limpos e todo o sistema lubrificado e desentupido.

Sua Empresa esta Precisando de Manutenção no sistema de tintas de sua Plotter HP ? Entre em Contato com a LojadoPlotter.com. Somos especialista no atendimento a Empresas.

Para Maiores Informações ligue:

(11) 4210-6001 – São Paulo

(31) 3291-9600 – Plotter Brasil

(11) 96429-9856Whastapp da Loja do PlotterWhatsApp

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada