Afinal para que servem as hashtags no Facebook?

Desde o mês de Junho de 2013 que o site de relacionamento do Facebook introduziu as hashtags na sua plataforma. 


Posto isto, há uma pergunta que se impõe: o que são e para que servem as hashtags?

Em primeiro lugar, uma hashtag não é nada mais nada menos que uma etiqueta. Tal como as que são utilizadas no YouTube, nos blogs, no Twitter e no Instagram, através de uma codificação manual em texto. Resumidamente é uma maneira de catalogar mensagens por temática e facilmente organizar a informação. O Facebook decidiu seguir a tendência de outras redes e implementar também esta funcionalidade.

Quem está familiarizado com o Twitter ou o Instagram, há muito já se habituou a ver algumas palavras precedidas do símbolo # (em português: cardinal; ou em inglês: hash). Quem já viu este tipo de codificação deve ter notado que estas palavras surgem como hiperligações. Ao clicarmos nessas ligações somos enviados para uma listagem onde podemos ver outras publicações que utilizaram a mesma hashtag. No Facebook é exatamente igual. Ao clicarmos na palavra hiperligada nos é mostrada uma listagem de mensagens publicadas por perfis e páginas onde determinada hashtag foi usada.


Assim, é possível acompanhar em tempo real as conversas/mensagens que estão a ser publicadas sobre uma mesma temática. É possível ainda identificar as tendências do momento ou agentes de interesse que devemos seguir. É uma ferramenta útil para quem está gerindo uma marca nas redes sociais e tomar contato com outras visões sobre o tema e, também, passar a aparecer nestas listagens e deste modo amplificar o alcance das suas publicações.


Durante o primeiro mês de vida desta funcionalidade se assistiram a várias tendências na utilização de hashtags em publicações:

– 56% das 100 principais marcas no Facebook passaram a utilizar hashtags nas suas publicações;

– 38% das 100 principais marcas no Facebook utilizaram hashtags em pelo menos duas das suas publicações;

– 18% das 100 principais marcas no Facebook fizeram uso as hashtags mais de 5 vezes;
6% das 100 principais marcas no Facebook utilizaram as hashtags em mais de 10 das suas publicações.


O fato de hashtags passarem a ser utilizadas no Facebook permite às marcas uma comunicação mais uniforme nas várias redes. Isto aplica-se a marcas que já utilizam, por exemplo, o Twitter e o Instagram, redes que já há muito tempo fazem das hashtags um código de comunicação.


Explicado o significado de hashtag e para que serve, passamos agora à questão seguinte: como é que eu sei quais as hashtags a utilizar? 


A utilização de uma hashtag deve de ter a ver com a temática que se está abordando na  mensagem. Por exemplo: se eu estou publicando uma mensagem onde falo de marketing de pipocas, as hashtags mais indicadas serão #marketing e #pipocas. 
     
#

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário