Papel – O que é ?

O papel é o mais importante substrato utilizado nos processos de impressão. É composto por fibras celulósicas e produtos químicos que lhe darão características específicas, dependendo do fim para o qual é destinado. Para se fabricar o papel é necessário que as fibras celulósicas estejam devidamente individualizadas (desagregadas) em meio aquoso e com concentração (consistência) conhecida, para que possam alimentar os refinadores.
    
Nessa etapa, a forma da fibra celulósica é alterada de acordo com o tipo de papel que se está produzindo, com o objetivo de alcançar algumas características desejadas no papel, como maior resistência mecânica, maior maciez ou maior densidade aparente, maior opacidade ou maior transparência, etc.

Outras características são obtidas com o auxílio de alguns produtos químicos adicionados ao processo.

Após uma adequada depuração, a suspensão fibrosa será transferida para a máquina de papel, na qual quase toda a água intrafibra que a compõe será retirada, inicialmente através de elementos de drenagem, na seção de formação da folha. 

Normalmente, a folha é formada com a deposição da suspensão fibrosa sobre uma tela sintética e/ou entre duas telas sintéticas.

Na próxima etapa do processo, a água intrafibra é retirada mecanicamente quando a folha já formada e ainda bastante úmida passa entre prensas cilíndricas. Após a prensagem, a água intrafibra contida na folha de papel é retirada através de evaporação. Para isso, o papel entra em contato com as paredes aquecidas de cilindros secadores. 

No caso de papel offset essa seção é denominada pré-secagem e é seguida pela colagem superficial, que tem como objetivo principal aumentar a resistência superficial do papel, quando então passa pela póssecagem, onde a água intrafibra contida na folha também é  evaporada com o auxílio de cilindros secadores.

O passo seguinte da fabricação do papel é a calandragem, cuja função principal é a diminuição da aspereza da folha, bem como o controle de sua densidade aparente em papéis para imprimir e escrever. 

Após a calandragem, o papel é enrolado em rolos-jumbo ou rolos-mãe que posteriormente serão  novamente enrolados e cortados em rolos menores chamados bobinas (re-bobinado), com larguras, diâmetros e extensões (metragens) de acordo com o pedido do cliente ou, então, poderão ser cortados em formatos específicos. O papel offset pronto para ser impresso tem um teor de umidade que gira em torno de 5%.


Fonte : Adaptado de  ABTG – Associação Brasileira de Tecnologia Gráfica por Célio Robusti  – Na íntegra aqui .

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário