Tintas e Mídias para PLOTTER – Corantes ou Pigmentos ?

Na escolha do seu PLOTTER muitas vezes há informação sobre tinta “base água e corantes” ou “tinta pigmentada” e fica a dúvida do uso para cada uma.
Como no post  Papel Coated, Couchê ou Revestido ? informamos sobre como é feito o revestimento de mídias e papéis para que recebam e ancorem melhor as tintas. Veja novamente abaixo e recorde a definição de revestimento:
“O processo de  REVESTIMENTO em máquinas industriais ou semi-industriais para aplicação de cobertura no papel de um ou dois lados com uma camada de adesivo, pigmento, caulim, látex, carbonato de cálcio e outros ingredientes secundários é denominada tinta de revestimento ou também os termos cobertura do papel, pintura do papel ou mesmo as formas estrangeiras “coating” e “couché”.
Ou  de forma genérica em português de papel revestido. Coated ( coating ), couchê ou papel revestido tem o mesmo significado.”
.
Mas como a tinta base água ou pigmentada trabalha na mídia? 
E vem na memória a pergunta: Porque mídias brilhantes ( gloss ) não secam a impressão quando se imprime com tintas pigmentadas imediatamente ou ficam grudando ?
A partir da classificação acima quando se imprime usando tinta pigmentada em uma midia com revestimento impróprio o pigmento fica sobre o revestimento da mídia formando um aglomerado úmido. Veja na figura abaixo como pode ocorrer :
O pigmento da tinta não consegue ser absorvido pelo polímero de revestimento da mídia como no caso dos corantes que tem partículas até 10000 vezes menores que os pigmentos. Observe a comparação abaixo
Já a tinta a base de corantes consegue penetrar no revestimento…..
…..e ser absorvida totalmente passando para a camada de baixo da midia sendo protegida pelo revestimento.
.
A tinta pigmentada tem vantagens e exclusividades como a longevidade e durabilidade para impressões Fine art , pastéis e tecidos com revestimento e a tinta a base de corantes de ser melhor absorvida em papéis mais finos, alguns sem revestimento e menor custo.
Tem dúvidas sobre qual PLOTTER escolher?
.
Temos soluções para a sua aplicação seja com tinta a base de corantes ou pigmentos !

Gostou deste post ?
.

Se você tem algum comentário ou experiência com PLOTTERs HP ou outras compartilhe conosco ! 

Compre seu PLOTTER conosco e verá como o retorno do seu investimento  será mais rápido com pequenas e grandes soluções em aplicações e tintas !

Encontre as melhores soluções em impressoras de grande formato na Loja do PLOTTER !!

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário