Os fabricantes de Plotters investem bilhões de dólares pesquisando equipamentos mais rápidos, mais simples e interativos, com melhor resolução e suprimentos de tinta para que o usuário tenha sempre o mínimo de intervenções e chamados de suporte por telefone e no local resultando em equipamentos parados sem produção.
O folclore de que a tinta é a parte que mais pesa no custo de impressão favorecendo ao usuário em permitir adptar sistemas de tinta externos com tintas fornecidas em litros ainda é o argumento de que os fornecedores destes sistemas se utilizam para vender o sistema e a tinta.
Veja abaixo fotos de um Plotter da HP linha técnica que depois de 45 dias de uso da tinta alternativa parou de funcionar :
A pressão diferente nas mangueiras e a consistência da tinta possibilitaram vazamentos pela cabeça de impressão enchendo a estação de serviço do equipamento e com o movimento do carro a tinta se espalhou pela mesa de impressão e partes de limpeza do Plotter.
– Troca da cabeça de impressão e quando se coloca a nova o Plotter não a reconhece;
– Impressão na cor preta em linhas começa a sair azul; Porque? Porque a tinta preta de plotter técnico tem pigmento e como as tintas alternativas não tem a mesma qualidade em pigmentos estes entopem os ‘furinhos’ da cabeça de impressão saindo na impressão apenas o diluente da tinta alternativa – azul;