PIGMENTOS são pós ou partes bem reduzidas – muitas vezes microscópicas – diluídos em uma solução a base de água ou solvente, que formam as Tintas para Plotter.
Para um material ser útil como pigmento, deve ser quimicamente inerte para resistir à luz, ao ar e à umidade ou a combinações desses agentes.
Se a intenção é combinar dois ou mais pigmentos, é necessário que sejam inertes para que a cor de um não interfira na cor de outro.
Outras propriedades que também interessam no emprego dos pigmentos são o índice de refração, a densidade, insolubilidade, e absorção de óleo.
Chama-se de pigmento um material colorido, finamente dividido, suspenso em um líquido que é usado para pintar, ou seja, uma TINTA. Os pigmentos não servem apenas para dar cor à tinta, eles são úteis também para dar consistência e para ajudar a tinta a secar.
Há uma diferença fundamental entre eles: o pigmento é insolúvel em seu solvente, enquanto a tintura é. Assim, um corante será um pigmento ou uma tintura, dependendo do solvente utilizado.
Explica-se do porque algumas tintas para plotter conter pigmentos minerais e outras apenas corantes. A HP tem a linha de plotters mais completa em função de aplicações e tintas específicas para cada mercado.
Algumas cores das tintas para plotters HP Designjet para impressão de arte, fine-art e telas tem pigmentos minerais para que não haja reação da tinta com o material impresso ao longo do tempo e também por esta razão é destacado que a impressão – tinta mais papel – pode durar duzentos anos ou mais.
Fonte : Adaptado de CPRM – O Serviço Geológico do Brasil – Pércio de Moraes Branco