Cartuchos de Tinta HP Preto Fosco e Preto Fotográfico – Utilidade e Função

Nas décadas passadas algumas linhas de impressoras de grandes formatos – PLOTTERs – eram dedicadas a atender a área de engenharia com impressão de desenhos técnicos. Algumas impressoras de grande formato tinham somente a cor preta que, pela área foco de atendimento, o cartucho HP de tinta preta pigmentada. Em alguns casos o mesmo cartucho preto com tinta pigmentada usado também em outras séries de impressoras de mesa (linha HP deskjet).
    
A tinta preta fosca contida no cartucho HP, contém pigmento em sua composição , aumentando por exemplo, a durabilidade de um desenho de projeto impresso em papel sulfite, usado em uma obra com engenheiros e técnicos manuseando e fixada em quadros de obras.
         
Com o desenvolvimento de aplicações em 3D e renderizações, aplicações de marketing para a comunicação visual, melhor gerenciamento de arquivos, tamanho de arquivos e capacidade de armazenamento, o desenvolvimento constante das impressoras de grandes formatos para impressão de imagens, cada dia em formatos e larguras físicas maiores, além de aplicações de fotografia, qualificou a demanda e pesquisa para a solução.
      
Como a grande maioria dos revestimentos de cobertura dos papéis e mídias tinha problemas de ancoragem com o pigmento presente na tinta preta dos cartuchos de tinta em PLOTTERs, ou, explicando de forma simples, o pigmento era grande demais e não “absorvido” pelo substrato de cobertura da mídia, sem fixação e formando uma “nata” na impressão sem secagem e se apresentando quebradiça. O problema de secagem deixou de existir e a demanda aumentou com a tinta preta fotográfica desenvolvida e colocada em cartucho HP separado.
         
Em alguns equipamentos, também de diversas marcas , no carregamento de rolos de mídias fotográficas ou não, é informado ao PLOTTER qual mídia e, assim na impressão é utilizada a tinta preta fotográfica de acordo com a mídia e o perfil ICC já presente no PLOTTER.
Resultado : maior fidelidade de tons e cores, impressões mais rápidas prontas para entrega e em alguns casos  a eliminação da laminação e menor custo total da impressão.
Para identificar “os pretos” e diferenciar os cartuchos de tinta, veja explicação da nomenclatura e simbologia abaixo:
     
pK = tinta preta fotográfica
       
mK = tinta preta fosca ou matte
     
( A letra k vem do k da palavra Black – preto em inglês)

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário