Terry Mitchell, diretor de marketing da Fujifilm América do Norte, também observou inovações para se tornar mais verde. “O uso de maior percentual de matérias-primas renováveis e menor VOC têm sido o foco de desenvolvimento de tintas solvente, resultando em um menor impacto ambiental dessas novas formulações de tintas solventes”, disse Mitchell.
Embora Ryan e Mitchell observem inovações com a tecnologia de tinta solvente, alguns especialistas acham outras tecnologias de tinta como a melhor maneira de “chegar” ao verde. Larry Salomon, vice-presidente da Agfa Graphics, declarou: “Eu acredito que as tintas látex e UV curável são a solução verde para a tinta solvente”.
Joan Perez Pericot, diretor mundial de marketing da HP, também sente que outras tecnologias de tinta são a melhor solução para se chegar ao “verde”. “Temos visto um nível muito mais elevado de inovação e progresso, particularmente quando se trata de fatores ambientais, com tecnologias de tinta de cura UV e látex, do que as tecnologias de tinta solvente nos últimos doze meses”, disse Pericot.
“Como o mercado continua a se recuperar da recessão, estamos vendo um interesse renovado de clientes em reduzir o seu impacto sobre o meio ambiente e melhorar as condições de trabalho em sua loja de impressão. Além disso, as empresas e agências de publicidade estão se tornando mais sensíveis ao impacto ambiental de suas atividades de impressão de publicidade e estão ajustando em acordo seus hábitos de compra”, Pericot continuou. “As tecnologias de tinta de cura UV e látex oferecem as melhores soluções para atender a essas demandas e as necessidades de durabilidade e qualidade da indústria, abordando uma ampla gama de aplicações.”
“Os esforços de desenvolvimento para sinalização tradicional têm sido focados em torno da tecnologia UV, que é uma solução mais verde”, disse RJ Sullivan, gerente de produto da EFI.