O que são VOC´s?

O termo VOC vem da sigla em inglês de Volatile Organic Compounds ou componentes orgânicos voláteis em português – COVs.
Compostos orgânicos voláteis (COVs) são compostos orgânicos que possuem alta pressão de vapor sob condições normais a tal ponto de vaporizar. Uma grande variedade de moléculas a base de carbono, tais como aldeídos, cetonas e outros hidrocarbonetos leves são COV´s.
Lembre-se do cheiro de casa recém pintada ou quando se está perto de alguém que usa acetona para limpar as unhas com esmalte.
Tintas a base de solvente tem componentes que durante a impressão se vaporizam e se mantém por bom tempo no ambiente de impressão se fechado e sem ventilação.
Melhor explicando um exemplo de ambientes com alta presença de COV´s são salas de impressão que quando se visita e sai ao ar livre sente-se o cheiro de solvente na própria roupa.
     
A soma de uma instalação de PLOTTERs em um ambiente fechado, com ar condicionado e tinta a base de solvente pode expor o usuário a :
  ” No Brasil, em vigor desde de 25 de outubro de 2000, a Resolução n. 176 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária e atualizada em 16 de janeiro de 2003 pela resolução 009, estabeleceu regras para que os sistemas de ar condicionado não se transformem em ameaça permanente às pessoas que freqüentam ambientes climatizados artificialmente.
[…] O ar não proporciona crescimento microbiano mas é um potente disseminador. Por conter partículas de poeira e água é capaz de transportar os microorganismos e expô-los em contato com as pessoas (PELCZAR et al, 1980). Entretanto, os tipos de germes presentes são determinados por fontes contaminantes, sendo os aparelhos de ar condicionado, na grande maioria dos casos, um maximizador deste processo de contaminação, vários deles não são freqüentemente limpos e monitorados quanto as suas condições assépticas

E se foi colocada uma bandeja para coleta da água que sai do aparelho :

” […] a Associação Paulista de Medicina também demonstrou uma crescente ocorrência de ceratite amebiana. Essa infecção atinge o olho por um protozoário que prolifera em água, muito encontrado nas bandejas que recolhem a condensação da umidade do ar nos condicionadores, o número de pacientes atingidos saltou de dois em 1975 para 350 em 1990.”

Ou seja cuidado com os ambientes fechados para controle da temperatura e umidade em salas com PLOTTERs instalados e também com as bandejas de coleta de água condensada.
Veja a máteria na íntegra em : Universo Ambiental
Fonte : Compostos organicos voláteis na atmosfera urbana da região metropolitana de São Paulo –  Tese de Doutorado de Edler Lins de Albuquerque – 2007 .

Veja também : PLOTTER com Tinta a Base de LATEX – Solução de Custos

Gostou deste post?
Se você tem algum comentário ou experiência com impressoras de grande formato ou outras compartilhe conosco !
Encontre as melhores soluções em impressoras de grande formato, Impressões Artísticas, Fine Art, Técnicas e Comunicação Visual na Loja do Plotter !

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário