Saiba Tudo sobre Impressora Plotter, especificações completas, preços, quantidade de cartuchos, diferença entre os plotter aqui na Loja do Plotter. Novas HP T850 e HP T950

Compre seu Plotter HP baseado em:
 
 
 

O Que é PostScript ®?

A linguagem PostScript foi criada em 1982 pela Adobe como uma Linguagem de Definição de Página. A pedido de Steve Jobs da Apple, em 1985, os fundadores da Adobe, John Warnock e Chuck Geschke adaptaram a então recém criada linguagem PostScript para ser inserida no sistema de comunicação de uma impressora laser da Canon. Foi criada então a LaserWriter.

 

Antes do PostScript ®

Antes da linguagem PostScript as impressões eram apenas de caracteres texto, letras, números e alguns poucos símbolos já pré-formatados. Havia uma diversidade de métodos de impressão. Os principais eram as impressoras de esferas, claramente herdadas das máquinas de escrever e no caso de grandes demandas, as barulhentas impressoras de tambor.

 

Algumas impressoras antigas utilizavam esferas com os caracteres já formatados. Para trocar a "fonte", ou seja o tipo e altura da letra, trocava-se a esfera. Algumas empresas possuíam conjuntos de esferas com tipos e a alturas diferentes de "fonte"
Impressoras Antigas - Impressora utilizava esfera para imprimir Impressoras Antigas - Impressora utilizava esfera ou bola para imprimir Impressoras antigas - Conjunto de esferas cada uma com uma fonte diferente
Esfera com a "fonte" Letter Gothic, altura 12 Esfera com a "fonte" Prestige, altura 12 Conjunto de esferas com tipo e altura diferentes de "fonte"

 

 

Para grandes demandas de impressão, utilizava-se impressoras com um tambor com os caracteres em relevo.

Existiam impressoras com tambor em versões de 80 ou 132 colunas.

Na versão de 132, haviam 132 colunas com todos os caracteres onde 132 martelos carimbavam os caracteres no papel e imprimiam uma linha inteira de uma só vez.

Impressoras Antigas que utilizavam um tambor para imprimir
 
Isto começou a mudar com a popularização das impressoras matriciais que "desenhavam" os caracteres com uma série de pontos.

Mas quais pontos seriam utilizados para cada caractere? Isto estava definido em uma tabela na própria impressoras.

Com a sofisticação das impressoras matriciais, aumentou-se o número de pontos (ou pinos ou agulhas) e o número de fontes que já vinham embutidas na impressora. Alguns modelos permitiam que o usuário fizesse o download de fontes para a impressora. Programas como WordPerfect, Quattro Pro, Lotus 123, etc, já vinha com drivers das impressoras mais populares.

Matriz de agulhas das impressoras Matriciais - Impressoras matriciais, possuíam uma matriz de agulhas - de 7 até 24 agulhas - e posicionavam as agulhas para formar os caracteres

Impressoras matriciais, possuíam uma matriz de agulhas - de 7 até 24 agulhas - e posicionavam as agulhas para formar os caracteres.
 

Imagens também começaram a ser impressas em impressoras matriciais. As imagem eram interpretadas e processadas no PC e enviadas para a impressora por um série seqüência de "caracteres" Escape (seqüência de caracteres especiais iniciados com Esc).

Imagem Gráfica impressa em uma impressora Matricial - As melhores impressões gráficas eram feitas em impressoras matriciais de 24 pinos.

As melhores impressões gráficas eram feitas em impressoras matriciais de 24 pinos.

 

Por que surgiu o PostScript ®?
Impressões REALMENTE gráficas, até então só eram conseguidas com um classe de impressoras especiais. Tão especiais que receberam outra classificação: PLOTTER. Os Plotters imprimiam em alta resolução e compartilhavam uma linguagem comum, a HPGL.
 
A linguagem PostScript juntou o melhor dos Plotters e das Impressoras. Como nos Plotters, ofereceu uma linguagem gráfica de alta qualidade e de controle único, que podia ser utilizada em qualquer marca e modelo de impressora. Como as impressoras matriciais, ofereceu uma forma simples de gerar páginas de texto e imagens.
 
O PostScript era muito mais que um linguagem gráfica, era uma linguagem de programação. A impressora obrigatoriamente tinha (e ainda tem) um processador PostScript, que interpretava e processava os comando enviados pelo computador. É a presença deste processador um dos motivos que faz as versões de impressora e de Plotter COM PostScript de uma mesma impressora serem mais caros que as versões SEM PostScript.
 Exemplo:

- HP Designjet T1500     (sem PostScrip)

- HP Designjet T1500ps (o ps é de PostScript)

 

Exemplo de Comando da Linguagem PS-PostScript®:

Veja abaixo um exemplo de seqüência de comandos que seriam enviados para se imprimir um quadrado de 2,54x2,54cm no canto inferior esquerdo da página.

Para felicidade dos usuários e profissionais da área gráfica, qualquer impressora com suporte à linguagem PS, ao receber a seqüência de 9 instruções abaixo, imprimia o mesmo quadrado, independente da marca ou modelo da impressora.

%!

%% Desenha um quadrado de 1 polegada (2,54cm)

%% e posiciona a 1 polegada das margens inferior e

%% esquerda da página

 

/inch {72 mul} def   % Converte polegada (inch) para ponto (1/72)

newpath              % Inicia um novo traçado

1 inch 1 inch moveto % "move" para a posição 1 polegada a esquerda e 1 polegada acima

2 inch 1 inch lineto % desenha o lado de baixo do quadrado

2 inch 2 inch lineto % desenha o lado direto do quadrado

1 inch 2 inch lineto % lado de cima

closepath            % Automaticamente adiciona o lado esquerdo, fechando o quadrado

stroke               % Desenha o quadrado no papel

showpage             % Terminado! Ejeta o papel

 

Durante muitos anos, para impressão de gráficos, imagens, fotos e de uma variedade de Fontes, ou se tinha um Plotter ou uma Impressora PS (PostScript®). O PS passou de uma solução de Impressão de Qualidade para um PADRÃO, adotado até hoje por praticamente todos os fabricantes de softwares gráficos e de impressoras e utilizado pelos profissionais de desenho, publicidade, criação, comunicação, etc.
 
As impressoras de grande formato da HP ou Plotters HP Designjet, famosos e confiáveis por sua linguagem HP-GL e posteriormente HP-GL/2, também adotaram a linguagem PostScript pois os Plotters passaram a ser utilizados para impressão de grandes imagens e tamanhos de arquivos.
 
Assim se Você ou sua Empresa vai trabalhar nas áreas de publicidade, comunicação visual, impressão digital ou necessitará imprimir grandes arquivos de imagens, considere escolher um dos modelos de Plotter que já vem com suporte à Linguagem PS-PostScript e tire todo o proveito de seu Plotter HP Designjet.
        Plotter Fotográfico HP Designjet Z5200ps

 

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

 

Para maiores informações ligue:

 (31) 3291-9600  Minas Gerais

 (11) 4210-6001

 São Paulo

 (21) 4040-3200

 Rio de Janeiro

 (11) 96429-9856

 WhatsApp

   

ou use o nosso formulário para contatos

 

PostScript é marca registrada da Adobe Corporation