Estação de Serviço em Plotter

Estação de Serviço em Plotter, ou Service Station. Saiba qual a sua função, como identificar defeitos e mantenha a qualidade de impressão do Plotter.

Qual a Função da Estação de Serviço ou Service Station

A estação de serviço tem a função de manter as cabeças de impressão (ou cabeçotes) da plotter limpas, limpar os bicos injetores de tinta das Cabeças de Impressão e coletar o excesso de tinta que a plotter lança. Cada um dos bicos é limpo automaticamente para que a tinta flua bem cada vez que você imprimir.

Qualidade Superior e Precisão Inigualável dos Cabeçotes de Impressão HP

Os Cabeçotes de Impressão originais HP proporcionam um nível superior de qualidade, precisão e profissionalismo
Os Cabeçotes de Impressão originais HP proporcionam um nível superior de qualidade, precisão e profissionalismo

Na imagem acima em detalhe do cabeçote de impressão HP 72 código C9384A mostrando os dois lados ou cabeças duplas com duas cores (MK-Preto Fosco e Y-Amarelo neste caso).

Cada cabeçote de impressão possui uma calha com 1056 orifícios ou bicos (em Inglês nozzles)  de tinta para cada cor, totalizando 2112 bicos. A gota de tinta é de 9 picolitros (pl) ou 0,000000000009 litros.

A medida que é usada, com o tempo as cabeças ficam obstruídas e a tinta se acumula. Este acúmulo também ocorre se a impressora Plotter ficar desligada por muito tempo,  geralmente chamado de “cabeçote de impressão entupido” ou “bicos entupidos”.

A rotina de limpeza da cabeça de impressão, executada na Estação de Serviços (Service Station) pode desobstruir um cabeçote de impressão.

No caso do cabeçote C9384A da imagem acima,  a cor MK-Preto Fosco estava entupida e a rotina de limpeza dos cabeçotes conseguiu recupera-lo.

As vezes são necessárias medidas mais drásticas para tornar o cabeçote de impressão desobstruído e totalmente funcional e até mesmo a sua substiuição.

Ficha de Alinhamento ou Folha de Calibração dos Cabeçotes de Impressão

Veja na imagem abaixo três folhas de alinhamento ou ficha de calibração de uma plotter HP. A ação da Estação de Serviço sobre o Cabeçote de Impressão HP 72 código C9384A, que imprime as cores Amarelo (Y) e Preto Fosco (MK). Observe que inicialmente a cor Preto Fosco (MK) não estava saindo.

A Estação de serviço limpou a cabeça MK (preto fosco) do cabeçote MK-Y
A Ficha de Alinhamento dos Cabeçotes ou Folha de Calibração, mostrando o resultado da ação da Estação de serviço limpou a cabeça MK (preto fosco) do cabeçote MK-Y

Se as cabeças de impressão estiverem sujas, se há manchas de tinta e a impressão da plotter perde qualidade, é muito provável que a estação de serviço da plotter esteja danificada e é necessário substituí-la.

Principais Códigos de Erro

System error 21:10 – Substituir a Estação de Serviço (Limpar a Estação e verificar todas as conexões)
System error 21:11 – A Estação já não consegue limpar os bicos de tinta dos cabeçotes e é necessário a substituição ou manutenção da Estação de serviço

Assista um vídeo do Funcionamento da Estação de Serviço

Importante: antes de chamar um técnico especializado, como a Loja do Plotter, por favor, verifique antecipadamente se os cabeçotes de impressão da plotter não estão vencidos e funcionam corretamente.

Problemas na Estação de Serviço (Service Station) do seu Plotter? Fale com a LojadoPlotter.com:

Para Maiores Informações ligue:

(11) 4210-6001 – São Paulo

(31) 3291-9600 – Plotter Brasil

(11) 96429-9856Whastapp da Loja do PlotterWhatsApp

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário