Porque Cartucho de Tinta Preto Fotográfico em Plotters ?

Há quase 25 anos atrás os plotters começaram com canetas e depois cartuchos com quatro cores  – preto, magenta, cyan e amarelo.  O tempo passou e a evolução dos plotters e mídias para impressão exigiram a composição de um mix de tintas prontas nos plotter s que atendessem à novas demandas como por exemplo a impressão de fotografias em grandes formatos. Porque cartucho de tinta preto fotográfico em plotter s ?

Até como diferencial de aplicação no modelo de plotter a se escolher,  o número de cartuchos disponíveis deve ser considerado.

Porque cartucho de tinta preto fotográfico em plotters ?

Se você vai utilizar papéis e mídias fotográficas no seu plotter é ideal que escolha um modelo de plotter que já venha com o cartucho de tinta preto fotográfico instalado.

A mídia para fotografia tem um revestimento especial focado em ancoragem da tinta e que o resultado – a impressão – tenha a aparência desejada. Como já publicamos aqui, a  massa da matéria prima de cada mídia após fabricada em rolo,   recebe resinas que evitam o ganho de ponto ou migração de tinta  mesmo com focos diferentes – mídias foscas ou brilhantes.

Quando uma empresa de projetos tem aplicações GIS e precisa imprimir mapas e fotografias aéreas, o cartucho preto fosco – matte black ou mK – é usado em impressões foscas em papel sulfite por exemplo e,  quando a impressão é em mídias brilhantes ou gloss,  é usada a tinta do cartucho preto fotográfico – photo black ou pK – que consegue ancoragem total e secagem imediata quando impresso.

Em plotters para fotografia – série Z na linha HP Designjet   – também vem inserido o slot para o cartucho preto matte.  Em muitos casos, a impressão fosca é necessária e o plotter tem que estar apto para tudo. Mídias foscas como canvas,  papeis cartão com 180, 210, 270  e até 300 gramas, foscos com base de algodão ou não,  de tudo se imprime.

Deixe uma resposta

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.