PLOTTER – O que é Escala ?

Com acesso a tecnologia, a velocidade de processamento dos equipamentos e a quantidade de qualidades necessárias e tarefas a serem desenvolvidas por um empresário ou usuário na área de impressão, alguns detalhes são esquecidos ou buscados na medida da necessidade. 


Item muito questionado em nossas demonstrações em nosso show-room de PLOTTERS e aplicações de impressões,  é a utilidade e importância da escala gráfica.


Todo mapadesenho ou projeto é uma representação esquemática e reduzida da superfície terrestre, área ou empreendimento – que seja uma casa.

Esta redução se faz segundo determinada proporção entre o desenho e a superfície real.
    
Tal proporção, é o que se chama ESCALA.

A escala pode ser informada como uma relação numérica ( 1:200.000 ).

Quando a escala é informada assim diz-se escala numérica. O número 1 que fica antes dos dois pontos, corresponde à unidade considerada sobre o mapa e é chamado numerador da escala ; o número 200.000 após os dois pontos, indica o número de unidades da realidade ou o número de vezes que a superfície foi reduzida e é chamado denominador da escala.

A unidade poderá ser considerada como qualquer tipo de medida que se conheça : milímetro, centímetro, metro, quilômetro, etc.

Se o 1 for considerado centímetro o 200.000 também será.

Uma planta de casa não deixa de ser um mapa e, quase sempre, são feitas na escala de 1:50 centímetros, o que informa que cada 1 centímetro na planta irá equivaler a 50 centímetros na casa real.

Outra forma de representação e informação de escalas é a escala gráfica. Mais uma forma de fazer referência à proporção entre o desenho e a realidade pode ser por um gráfico.
    
  

Acima temos alguns exemplos de escalas gráficas usadas em desenhos de engenharia. Há também diversas representações gráficas para escalas cartográficas, escalas gráficas de medições estatísticas entre outras.

         
Fonte : Adaptado do livro Fundamentos de Cartografia – Paulo Araújo Duarte – 2002 , páginas 115 a 117.

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário