Os Plotters HP Designjet T920, T1500 e multifuncional T2500eMFP aceitam arquivos HP/GL2 ?

Um dos principais motivos da  precisão dos primeiros PLOTTERs foi  de “imprimirem” ou “plotarem” uma linha ou curva de uma vez só graças à linguagem HPGL.



A HP criou a linguagem HPGL – Hewlett-Packard Graphics Language que se tornaria uma linguagem padrão para quase todos os PLOTTERs. A linguagem é formada por uma combinação de 2 caracteres e parâmetros opcionais. Por exemplo, para “plottar” um arco os seguintes comando são enviados para o PLOTTER :

AA100 , 100 , 50 ;
 
Significando um Arco Absoluto, com centro nas coordenadas (x,y) 100,100 do papel, com um ângulo de 50 graus e medido no sentido anti-horário. O PLOTTER posicionava a pena no ponto 100,100 e traçava o arco de uma vez só. Um arquivo texto com a milhares de coordenadas e instruções para o PLOTTER “pingar” a tinta.


Com o desenvolvimento da impressão a jato de tinta, os PLOTTERs cresceram e passaram a adotar esta tecnologia sendo possível variar  espessuras de linhas, cores e hachuras

Ao longo do tempo a HP desenvolveu e melhorou surgindo a versão HPGL2 (ou HP-GL/2) com a qual foi possível definir espessuras de linha em uma plotagem ou impressão. 

Sim, os PLOTTERs HP Designjet T920, T1500 e T2500 aceitam e imprimem arquivos criados em drivers com a linguagem HP/GL2.

Veja também : O que é PLT ?

Encontre as impressoras mais rápidas com interface para a linguagem HP/GL2 na Loja do PLOTTER ?

     

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário