O que é GIS ou SIG ? Como imprimir em PLOTTERs ?

GIS em inglês ou SIG em português é a abreviação das palavras Sistema de Informações Geográficas e compreende aplicações na área das engenharias, geografia, geodésia, informática e mapeamento que unidas também em softwares, levantamentos por imageamento de satélite e fotogramétrico, cadastros e metadados, levantamentos topográficos em campo de diversos modos apresentam soluções para apresentação e acompanhamento de regiões, cidades, estados e países nas diferentes necessidades como geologia, relevo, plantações, densidades, saneamento, militar e planejamento urbano e viário, dentre outras necessidades.

Com a informatização e cadastro dos dados em tabelas e vetores associados a apresentação, análise e interpretação se tornam mais fáceis de visualização e acompanhamento. Em qualquer momento pode-se analisar a informação desejada de forma única ou em conjunto com outras que se tem necessidade ou interferência.

Veja alguns dos mercados que necessitam de aplicações e acompanhamentos com SIG :

Durante qualquer etapa do desenvolvimento há a necessidade de apresentação e impressão dos trabalhos e relatórios e mapas e nesta hora há que qualificar qual o melhor PLOTTER e scanner para a sua aplicação.
Como se tratam de dados precisos avalie se o PLOTTER tem precisão em linhas impressas, qual a resolução máxima real impressa e a largura mínima de linha.
Cores e tons em mapas apresentam características próprias a disciplinas e temas e estes tem necessidade de impressão fiel. Em um mapa de declividade por exemplo as diferentes declividades são apresentadas como tons da cor. Veja nas duas imagens acima como são impressos tons de cinza quando se tem a cor pronta e quando é impressa a partir da mistura de outras cores. 
Por estas razões ter a cor já pronta torna a impressão mais rápida e fiel ao desejado pois exige menor cálculo no processo de transformação do arquivo em pontos para impressão.
Como arquivos de SIG são arquivos grandes ou em camadas ( figura acima ) estes consomem muito espaço em disco e consequente processamento. Para este fim avalie a memória de processamento, se o PLOTTER tem disco ( HD ) interno e o tamanho de espaço em disco.
Traga sua demanda e aplicação para nós que lhe enviamos a melhor opção para impressão de seus mapas e temas !
Gostou deste post?
Fonte, imagens e figuras : AJS e adaptado de HP Brasil – Treinamentos
   
Se você tem algum comentário ou experiência com PLOTTERs HP Designjet ou outras compartilhe conosco !
Encontre as melhores soluções em impressoras de grande formato na Loja do PLOTTER !

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário