Plotter – Ganho de Ponto em Impressões

PlotterGanho de Ponto em Impressões. Porquê ?  Em nossa visita no ano de 2010 na fábrica de papéis da Canson na França visitamos o processo de fabricação de mídias para impressão Fine-art.

Ao comprar uma mídia para impressão em plotters,  o resultado pode não ser o idealizado.  As cores podem não ficar de acordo com o que se pensava, o que se vê na tela da câmera não é o que se vê no monitor e não é o que sai na impressão. Mas por quê ?

Na visita acompanhamos todas as fases de produção de mídias fine-art desde a matéria-prima do algodão vindo da Espanha, passando pelo molho onde se faz o caldo até a embalagem.

Mas a parte importante no processo de aplicação foi a explanação sobre a aplicação de resinas para evitar a migração da tinta no papel.

Na imagem acima a esquerda o papel pronto e com um risco de tinta fino que expandiu crescendo para os lados antes da aplicação da resina de proteção.

Na direita o mesmo papel depois do banho de resina com dois riscos e ainda uma parte entre os riscos que foi raspada com faca e depois feito outro risco onde se pode perceber que a tinta não migra, não expande.

Plotter – Ganho de Ponto em Impressões. Porquê ?

Porque depende do processo de fabricação e da qualidade dos materiais utilizados neste processo.  É uma questão econômica. Quanto mais caro o papel, melhor o resultado impresso ou arte pintada.  Quanto maior a fábrica, mais acesso a recursos, maior poder econômico e melhores materiais utilizados em seus produtos.

Talvez, por isto, o nome ‘fine-art’. Não só por estilos, processos, equipamentos,  profissionais ou  gostos mas, principalmente por materiais selecionados.

Agradecemos à Canson pela oportunidade !

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Deixe um comentário