Tinta para Plotter com Pigmento ou Corante ?

Pigmentos são pós ou partes bem reduzidas – muitas vezes microscópicas – diluídos em uma solução a base de água ou solvente.

Para um material ser útil como pigmento ele deve ser quimicamente inerte para resistir à luz, ao ar e à umidade ou a combinações desses agentes. Se a intenção é combinar dois ou mais pigmentos, é necessário que sejam inertes para que a cor de um não interfira na cor de outro.

Outras propriedades que também interessam no emprego dos pigmentos são o índice de refração, a densidade, insolubilidade, e absorção de óleo.

Chama-se de pigmento um material colorido, finamente dividido, suspenso em um líquido que é usado para pintar, ou seja, uma TINTA. Os pigmentos não servem apenas para dar cor à tinta, eles são úteis também para dar consistência e para ajudar a tinta a secar.

Um CORANTE pode ser PIGMENTO ou TINTURA.
   
Há uma diferença fundamental entre eles: o PIGMENTO é insolúvel em seu solvente, enquanto a TINTURA é. Assim, um corante será um PIGMENTO ou uma TINTURA, dependendo do solvente utilizado.
 
Explica-se do porque algumas tintas para plotter conter PIGMENTOS MINERAIS e outras apenas corantes. A HP tem a linha de plotters mais completa em função de aplicações e tintas específicas para cada mercado.
Algumas cores das tintas originais para plotters HP Designjet para impressão de artefine-art telas tem pigmentos minerais. A reação da tinta com o material impresso ao longo do tempo e também  diferenciada:  a impressão –  tinta mais papel  – pode durar duzentos anos ou mais.


Fonte da Imagem : HP Brasil

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário