Perfil ICC – O que é ? Para que serve ?

Perfil ICC é arquivo de computadores de extensão .ICC com uma lista de informações de um espaço de cor a ser utilizado por um dispositivo como um monitor, impressora ou PLOTTER e sua exibição em tela ou impressão.
Por exemplo se seu monitor emite uma cor que você vê e ao imprimir em seu PLOTTER sai outra cor semelhante ambos precisam de uma calibração para um mesmo espaço de cor convertido.
O monitor usa o espaço de cor RGB que é um sistema  de cores aditivo e as impressoras o CMYK que é subtrativo e sendo o branco ( papel ) responsável pela ilusão impressa da luz.
Utilizando um equipamento para calibração de cores você pode verificar a cor emitida pelo seu monitor e calibrá-lo com a escala de cores desejada. Esta informação irá compor o arquivo de PERFIL ICC para o seu monitor .
E quando  compro cinco rolos de mídia e cada um tem uma tonalidade de branco ou está mais amarelado?
É necessário uma leitura com equipamento apropriado de uma tabela de cores  impressa em amostra de cada um dos cinco rolos se desejar que as mesmas cores sejam impressas com igualdade em todos eles. 

Nesta tabela poderá ser apropriado qual tom da cor se apresenta melhor com a mídia em teste, qual a carga de tinta também foi melhor absorvida e ancorada na mídia.


Algumas Plotters já vem com o espectrofotômetro embutido no carro de impressão e podem fazer até mesmo perfis ICC de forma automática sem ou com a intervenção do usuário.





Porém, pelo tom diferenciado em cada rolo, pessoas diferentes podem ver tons e cores diferentes nas impressões.

Monitores, Plotters, mídias e tintas diferentes criam cores diferentes.
As letras ICC da sigla significam International Color Consortium ou no português Consórcio Internacional de Cores que empresas fabricantes de monitores, impressoras e outros equipamentos o fundaram e o mantém tais como a Microsoft, Adobe, Agfa, Apple e outros.

Qual a vantagem de fazer um perfil ICC ?

– Confiabilidade das cores;
– Repetibilidade ou seja a reprodução várias vezes;
– Padrão de qualidade e diferenciação de sua empresa;
– Economia de tinta;
– Processos internos controlados;
– Apresentação diferenciada dos trabalhos;
– Ausência de retrabalhos;
– Segurança em prova de cor;



Fotos deste post : HP Brasil.

Promoção! Plotter Seminova na Loja do Plotter:

Compre sua Plotter Usada HP Funcionando totalmente revisada

Deixe um comentário